União De Jacarepaguá, Primeira Escola Desta Noite (18)

União de Jacarepaguá, a verde e branco de campinho, resgata a ancestralidade do povo negro para contar a história de dois dos maiores lideres da luta racial: Manuel Congo e Mariana Crioula…líderes da rebelião de escravizados no Vale Paraíba em Paty de Alferes.
O enredo “Manuel Congo e Mariana Crioula heróis do vale do café”, vem trazendo o samba na voz dos intérpretes: Silas Leléu e Zé Paulo Miranda.
A comissão de frente do coreógrafo Marcio Vieira e Fabricio Ligeiro, apresentará a trajetória de vida dos homenageados desde a escravidão, passando pelos atos de resistência até a coroação como heróis da liberdade religiosa.
O primeiro casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, Rogério Júnior e Natália Monteiro, vieram vestidos com a fantasia de nome: Riquezas Africanas. O casal remete à exploração dos colonizadores que, além dos escravizados, extraíam e roubavam preciosidades do solo e da natureza do continente.
A escola e passou bem pela passarela do samba, porém deixou um buraco ao final do desfile, perdendo décimos em sua evolução.