Mães que inspiram: A força das mulheres empreendedoras na maternidade
Descubra como conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

Cristiane Souza, comerciante a mais de 20 anos, mãe do João Armando.
Ser mãe é um dos trabalhos mais exigentes e desafiadores do mundo, mas muitas mulheres também se tornaram empreendedoras, criando seus próprios negócios enquanto cuidam de suas famílias. Essas mulheres estão construindo carreiras bem-sucedidas e fazendo a diferença.
O empreendedorismo materno tem se tornado cada vez mais comum, pois muitas pessoas encontraram no trabalho autônomo e na flexibilidade dos negócios próprios uma forma de conciliar a vida profissional e pessoal. As mulheres são donas de negócios em diversas áreas, desde serviços de alimentação e vestuário até consultoria e marketing digital.
Esse mercado vem crescendo cada dia mais, tornando inspirações para diversas mulheres que querem seguir seu sonho e abrir sua própria empresa.
Uma das principais vantagens do trabalho autônomo é a flexibilidade. Você pode definir seus próprios horários, escolher os projetos em que deseja trabalhar e determinar quanto deseja cobrar por seus serviços. Além disso, você pode trabalhar de qualquer lugar.
No entanto, também pode apresentar desafios. Um dos principais é a instabilidade financeira. Como trabalhador autônomo, você não tem um salário fixo e pode enfrentar períodos de baixa demanda por seus serviços. Além disso, você é responsável por encontrar seus próprios clientes e garantir que seja pago pelo trabalho realizado.
Apesar dos desafios enfrentados todos os dias, como equilibrar o tempo entre trabalho e família, muitas delas estão tendo sucesso em suas empreitadas. Essas mulheres muitas vezes possuem habilidades únicas, como flexibilidade, criatividade e capacidade de administrar problemas, que são valiosas para o empreendedorismo.
Vamos conhecer algumas histórias inspiradoras de mães empreendedoras de sucesso:
Cristiane Maria, é mãe do João Armando de e fundadora de uma fabrica de pão localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Começou seu negócio em 1998, com uma loja de mercearia, após investiu para um restaurante e logo uma padaria, viu que se destacou no ramo, e atualmente gerencia a fabrica de pães de hamburguer e cachorro quente que é seu carro chefe. Desde então, já enfrentou centenas de dificuldades, principalmente com o nascimento do filho prematuro. Mostrou toda a sua garra e conseguiu conciliar a empresa e a vida pessoal.
Thais Brum é mãe do baby Henry, especialista em unhas de fibra e acrigel. Com a slogan de ” Quem disse que o artificial, não pode ser natural?”. Ela começou seu negócio em 2016, sem experiência na área, e aprendendo vendo vídeos na internet. Quando percebeu gostava já tendo resultados e clientes satisfeitas, Ao longo dos anos, se aperfeiçoou no ramo, e trabalha levando autoestima das mulheres através da beleza. Em conversa com ela, respondeu algumas perguntas para inspirar outras mães.



- Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao iniciar seu negócio?
R: A concorrência. Por não ter experiência nenhuma achei que não pudesse da certo. E hoje, tenho meu nome no mercado e clientes fiéis. - Como você concilia a vida profissional e pessoal como mãe empreendedora?
R: Como sou autônoma ,consigo administrar meu horário pra ficar com meu filho todos os dias que facilita muito. - Quais são as principais habilidades que você acredita ter contribuído para o sucesso do seu negócio?
R:Responsabilidade
Essas são apenas algumas histórias inspiradoras de mães empreendedoras que alcançaram o sucesso em suas carreiras. Elas provam que é possível conciliar a vida pessoal e profissional e alcançar o sucesso, mesmo enfrentando desafios diários.