Toda primeira segunda feira de maio, diversos estilistas se reúnem no Metropolitan Museum of Art Costume Institute Benefit para o evento mais aguardado do ano tanto para quem gosta de moda quanto para as celebridades. O evento tem como intuito angariar fundos para o Instituto de Vestuário do Museu de Arte Metropolitan. Alem disso, o Baile do Met marca a abertura da exposição anual do Costume Institute, que todo ano escolhe um tema diferente para contemplar.

A cada assunto escolhido para representar o ano, estilistas se baseiam e modelam roupas de alta costura, e aproveitam para manifestar e ousar, fazendo que sua marca seja melhor vista fora do tradicional tapete vermelho. A intenção não é ser linda e glamourosa como no Oscar, mas usar as ‘roupas’ como forma de arte. É super normal que supermarcas levem modelos, cantores e atrizes para representar a marca. Balenciaga, por exemplo, no ano de 2022 levou Kim Kardashian e Kanye West para vestir e ousar na marca.

Kim Kardashian no Met Gala 2021MIKE COPPOLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Qual tema do Met Gala 2023?

Em 2023, o evento acontecera do primeiro dia de maio, que no Brasil é feriado (dia do trabalhador), trazendo a polemica homenagem ao alemão Karl Lagerfeld, com o tema: “Karl Lagerfeld: A Line Of Beauty. O estilista já trabalhou em diversas marcas como Pierre Balmann, Chloé, Fendi e onde seu nome se tornou histórico, Chanel. O Dress Code do evento será vintage, apesar de muitos especialistas deduzirem que as marcas irão interpretar e representar o toque Karl em cada uma delas.

Quem são convidados?

Para inicio de pauta, cada convite pago pelas marcas custam em torno de 30.000 doláres por pessoa, tendo a possibilidade de comprar uma mesa, avaliada em 300.000 doláres. Os convidados são escolhidos a dedo para Anna Wintor junto de seus co-chairs de evento. A RP do evento ainda não divulgou quem serão os convidados, então, se preparem para as surpresas no dia. Boatos dizem que as irmãs Kardashians-Jenners não foram convidadas desta vez por algum motivo que está em of.

De olho nos protestos

Muitos não sabem, mas Yves Saint Laurent [e inimigo de Karl Largerfield, então provavelmente, a grife Saint Laurent irá produzir algo homenageando e ao mesmo tempo alfinetando o estilista alemão. Além disso, Karl já se envolveu em muitas polemicas abordando machismo após assediar modelos e puxar a calcinha de uma delas. Nesta ocasião, Karl disse ” Se você não quiser ter sua calcinha sendo puxada, não vire modelo, sempre haverá um lugar no convento”. Em outro caso, Jameela Jamil se refere ao estilista como uma pessoa extremamente preconceituosa: Ela apontou que ele excluía pessoas que não se enquadravam em um padrão imposto por ele e diminuía mulheres, pessoas LGBTQIA+, mulheres gordas, imigrantes e pessoas com condições financeiras precárias. Jameela ainda falou o evento poderia escolher outro designer para ser homenageado e apontou que muitos deles não têm posições preconceituosas (fonte)

Por fim, o desfile encontro será realizado no dia 01/05 repleto de surpresas, e todos os espectadores e admiradores da moda estarão de prontidão na espera das novidades do grande dia.

O estilista Karl Lagerfeld (Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *